Blog

Blog

A esperança renasce com 2021

O ano de 2021, traz-nos a esperança de poder ser um Ano diferente. Ainda que saibamos que a pandemia não foi embora, o novo ano que nos brinda, vem semear a esperança de conseguir a tal defesa contra este vírus que mata. Vale então a pena considerar e refletir sobre o que queremos fazer ao…

Veja mais

Tudo o que o Natal Não é!

Hoje fiz um postal e nele coloquei a magia de tudo o que o Natal não é. Desenhei a minha modesta casinha de madeira, é virada para um bonito lago onde o quentinho da lareira contrasta com a neve que caí lá fora. Ainda nesse postal, a família reúne-se à volta da mesa a celebrar…

Veja mais
Tudo o que o natal não é!
Dezembro Solitário

Dezembro chega solitário em 2020

Desejado por muitos, o mês de Dezembro chega solitário em 2020. Todavia, não deixa de nos transportar para as recordações e partilhas na nossa infância. Talvez por isso, escrever sobre o último mês do Ano, é escrever sobre familia, magia, cor e sabores. Ainda que vivamos num estado laico, as comemorações religiosa como o Natal…

Veja mais

Organização Familiar em tempo de pandemia

Como temos assistido nos últimos tempos, um dos grandes desafios que se tem colocado as familias é como manter a organização familiar em tempo de pandemia. É cada vez mais evidente, o fosso entre o que temos para fazer e o que podemos fazer, e neste sentido, será fundamental: priorizar! Quando falamos em organização familiar,…

Veja mais
Organização Familiar
Os desafios das familias reconstituídas

Os desafios das famílias reconstituídas

O aumento dos divórcios e separações conduziu a novos modelos familiares. As uniões e os desafios das familias reconstituídas são provas disso mesmo. Existem aspectos diferenciadores nas famílias reconstituídas a considerar, ao mesmo tempo, estas famílias apresentam desafios e novas problemáticas,  reconhecidas pela sua complexidade. Para definir o conceito de familia reconstituída, primeiramente falamos de…

Veja mais

Como promover a parentalidade?

Estas são algumas das dúvidas levantadas pelos progenitores na terapia famíliar sistémica, para  promover a parentalidade: Conseguirei seguir em frente após um divórcio sem guerras entre nós e os familiares, por causa dos nossos filhos? Outra ainda é conseguirei vir a ter a minha vida de volta sem ter chatices e dar satisfações ao outro…

Veja mais