Estudos indicam que o tempo que os adultos passam nas redes sociais varia de acordo com a idade, localização geográfica, interesses e hábitos pessoais.
O que é evidente em alguns estudos, de maneira geral, é que os adultos tendem a passar uma quantidade significativa de tempo em plataformas de redes sociais. É, pois, importante considerar o impacto deste tempo gasto nas redes sociais para as relações.
Esta ferramenta, veio trazer uma maior facilidade e aproximação ao mundo global. No entanto, deixa-nos também sensações de incómodo e desalento quando confrontados com o tempo que gastamos com elas. Em média, os adultos podem passar de 1 a 2 horas por dia nas redes sociais, havendo, cada vez mais, casais a utilizar o tempo de lazer em família em prol das redes sociais.
Ainda que a nossa relação com as redes sociais se inicie de forma inconsciente, atualmente percebemos que estas nos absorvem e moldam os nossos hábitos. Assim, é através da nossa distração, que vamos sendo conduzidos pelas redes sociais de forma constante.
É frequente os casais apresentarem as redes sociais como um dos fatores que os distancia e distrai. No entanto, todos nós, ainda que de formas diferentes, recorremos às redes socais, sendo quase inevitável não cair na tentação/distração.
É então importante dosear este tempo e priorizar o tempo da família e casal.
Nas sessões de terapia de casal é frequente ouvir queixas de parte a parte, acerca da permanência do outro nas redes sociais, principalmente quando se gere as dinâmicas familiares. Apesar de estas serem uma ferramenta criada para promover a aproximação e a socialização, acaba também por nos afastar das pessoas. Então, é essencial ter a empatia e o conhecimento dos nossos limites, de forma a manter-se uma relação saudável e estável, onde haja diálogo e entendimento.
É necessário criar limites e, como tal, o casal deve unir-se e respeitar algumas atitudes como:
- Combinar quando usar as redes sociais e separar momentos só para o casal;
- Caso tenha dúvidas ou sinta desconforto no que o outro partilhou na sua rede, deve perguntar ao outro para esclarecer, evitando acusações;
- Moderar o que é escrito por si e também dizer o que não quer expor;
- Utilizar as redes sociais de forma individual e responsável, podendo e devendo ser um assunto a falado entre o casal. Afinal, é essa a mensagem que queremos passar, principalmente, aos nossos filhos.
Por fim, as redes sociais podem e devem ser instrumentos utilizados de forma compreensível e aceitável por todos. Se sente que lidar com a utilização do telemóvel esta a tornar-se num conflito para si e para o/a seu/sua companheiro/a, saiba que há estratégias que podem colocar em prática diariamente sem que isso afete a vossa relação.
Boa Semana!