A esperança de nos renovarmos a cada ano!!
Iniciar um Ano Novo é, para muitos de nós, renovar votos, planear metas e objetivos, criar novos hábitos e aceitar as dificuldades como desafios, assegurando sempre que seguimos o nosso caminho, caminhando.
Temos então a possibilidade de viver o que está por vir.
Para tal, importa iniciar este processo de forma serena e ágil, e garantir que a saúde mental é a nossa prioridade para 2025.
- No final de cada ano é necessário refletir quais os ganhos e dificuldades que encontrámos em cada processo e redefinir objetivos e metas.
Afinal, o que queremos priorizar este ano? - Garantir que somos gratos e estarmos de consciência tranquila com as nossas escolhas e limitações coloca-nos num patamar de maior aceitação face aos nossos compromissos.
- A primeira etapa – que terá de ser clara e objetiva – é planear e organizar, de forma a compreender onde precisamos de colocar o nosso foco.
- Importa aqui ter em conta as expectativas que devem servir para equilibrar esta “balança”. Assim, não ter expectativa alguma não é sinónimo de “inexistência de sofrimento”, bem pelo contrário. É preciso dosear e ter expectativas positivas e realistas do que se pretende. É preciso não sofrer demasiado pelas desilusões que vamos sentindo daquilo que não correu como esperávamos.
- Criar novos hábitos requer incorporar novas dinâmicas. Assim, é fundamental considerar, em primeiro lugar, a importância de alterar as dinâmicas para receber o que de novo aí vem.
- Assegurar que vamos crescer e com isso adquirir novas competências. É preciso, igualmente, “investir” no nosso desenvolvimento pessoal, potenciando o auto–cuidado e praticando-o. É preciso parar e sentir para viver.
- Por fim, e muito esquecido por alguns, importa aceitar que as conquistas são para ser, celebradas, servindo de inspiração e de motivação para todos os anos que se seguem.
Temos a possibilidade de recomeçar e de escrever um novo paragrafo a cada dia que passa e, por isso, desejo que este ano traga a todas as familias a possibilidade de “escrever” e “realizar” novas narrativas!!