A revista ‘Progredir’ voltou a desafiar-me para escrever um artigo, e este seria para mim impossível de recusar – Terapia Sistémica, a sua História.
Escrever sobre este tema, não foi somente um convite pessoal, entendi-o, antes de mais, como a possibilidade de lhe dar a conhecer este modelo, a sua história, a suas origens e a sua distinção na problemática da Saúde Mental.
Hoje, mais do que nunca, arrisco-me a dizer que divulgar o modelo sistémico é, acima de tudo, difundir um trabalho desenvolvido por profissionais qualificados no que respeita ao desenvolvimento biopsicossocial dos elementos de cada família.
Foi com este sentir que este artigo foi escrito, mais do que uma área de eleição, acredito que trabalhar com as famílias nas suas dinâmicas próprias e onde cada família me acolhe enquanto terapeuta, é a forma que me permite criar “terrenos férteis” para que a família possa plantar novas sementes!
Espero agora que as questões colocadas possam responder a algumas dúvidas dos leitores interessados, deixo aqui o link da publicação, para que possam ler na íntegra o artigo “Terapia Sistémica, a sua História”.
Cuidem-se e Boas Leituras!
https://issuu.com/progredir/docs/revista_progredir_099
(pag. 64/65/66)
Grata!