A pandemia veio distanciar-nos uns dos outros, no entanto chega a hora de poder ir de férias!
Para nossa proteção vemo-nos privados de dar um beijo, um abraço ou até mesmo um simples aperto de mão.
Inegavelmente de um momento para o outro mudaram as nossas rotinas e dinâmicas. Tudo ficou suspenso em nome de um vírus que mata então criou-se assim o isolamento social.
O isolamento traz consequências psíquicas ao ser humano. É essencial para as famílias pensarem nas férias enquanto fonte regeneradora de afectos, onde o convívio com os amigos e familiares se mostra fundamental para activar estímulos necessários ao nosso equilíbrio.
Contudo o Verão chega e as famílias questionam-se: devo ir de férias?
Embora o tempo de incerteza nos leve a ser cautelosos, o momento para ir de férias, é agora! Num qualquer lugar onde possamos estar rodeados de afeto e alegria.
É hora de olhar para as férias como um tempo de partilha e diversão com aqueles que mais amamos e temos por perto.
É hora de brincar na praia, passear no campo, ler, ouvir música, cantar, dormir ou simplesmente contemplar.
Está na hora de desligar! Desligar do duro que foram estes meses das incertezas do tempo que aí vem, e reflectir com tranquilidade no que temos e podemos fazer agora!
Fomos desafiados a todos os níveis, pois a pandemia deixou a descoberto as fragilidades da nossa sociedade, a nível económico e social com fortes repercussões para a nossa saúde mental.
É visível o impacto que esta pandemia teve na vida das famílias. Na Terapia Sistémica, o terapeuta familiar auxilia as famílias com estratégias para atravessar este período, que ainda não têm data para terminar, pode encontrar algumas técnicas no artigo Regressar ao Trabalho, Como faço?.
Deixo aqui algumas dicas que trabalho em sessão com as famílias para que possa reflectir:
- A Importância do Sono, dormir é uma necessidade básica. O dormir bem é fundamental para restabelecer o equilíbrio do organismo. O facto de não dormir afeta os processos cognitivos e desencadeia grande ansiedade podendo evoluir para outros sintomas. Os dados aqui apresentados mostram-nos isso mesmo: .
- Desligar nas férias, é sem dúvida o maior desafio para muitas pessoas. Viva apenas o momento, o agora! Respire fundo várias vezes ao dia, e tenha presente que este é o momento para desligar! Estabeleça meia hora por dia (de manhã ou ao final do dia) para que eventualmente possa ler e responder a algo urgente. Depois é tempo de relaxar!
- As atividades de lazer e bem-estar, são prazerosas e ajudam na libertação da endorfina esta hormona é conhecida como o hormona do bem-estar, actua no humor, reduzindo o stress, ansiedade e depressão.
- Fazer uma sesta diária, este hábito que tínhamos em criança ajuda-nos a “desligar” e completa os ciclos do sono. Uma pequena sesta de aproximadamente 20 minutos serve para “recarregar baterias “e despertar a nossa criatividade.
- Alimentação saudável, por estas alturas será mais fácil optarmos por alimentos mais leves e saudáveis. Beba água não se esqueça que para além de hidratar, a água, ajuda a promover o bom funcionamento do organismo.
- Sonhar acordado com e a viagem ou aquele projecto que ainda não saiu da nossa mente, é necessário estimular a nossa criatividade. Sonhar acordado permite não só a consolidação de memórias como potencializa a tomada de decisões inteligentes. Como refere o poeta “o homem sonha, a obra nasce.”
É preciso aceitar os desafios da vida com confiança, isto é algo que aprendemos ao longo da nossa caminhada, todavia é tempo de usufruir e revigorar em segurança, por isso convido-vos a ir de férias!