Com a chegada do mês de Setembro, as famílias veem as suas rotinas alteradas.
Ainda que seja vivida por algumas famílias como período de férias, na verdade, Setembro traz consigo um frenesim que nos deixa antever a rentrée ao trabalho o começo da escola e as novas dinâmicas que nos vão acompanhar até ao próximo verão.
As famílias com crianças pequenas estão agora embrenhadas em horários escolares, inscrições e novas tarefas. As famílias com filhos jovens adolescentes e/ou jovens adultos, começam os preparativos para a saída de alguns dos seus filhos para universidades e/ou outros desafios.
Um pouco por toda a parte Setembro “cheira” a mudança nas famílias! Que bom!
Vivido como tempo de mudança de algo que precisa de ser feito, ainda que seja desconhecido, e que o receemos, é necessário!
Setembro é ainda um mês de ação, por esta altura, os planos não ficam só pela intenção. É necessário a sua concretização, talvez por isso, Setembro seja ainda um mês cheio de expectativas, onde o clima ameno e os dias prolongados nos deixam descontraídos e inspirados.
Contudo, importa relembrar que Setembro poderá ser nostálgico para muitos e, o facto de nos trazer de volta as nossas inquietudes e o conflito trabalho-família, é um aspecto que não devemos ignorar. Por isso, é importante contar com um acompanhamento profissional.
As novas dinâmicas e as nossas expectativas aliadas a um conjunto de fatores externos devem ser orientados como construtores do nosso crescimento pessoal.
Que Setembro seja um mês de mudanças e crescimento!